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sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Estratégia. Na Minha Igreja?



Claro que sim. São inúmeras as estratégias que a igreja utiliza para alcançar seus objetivos com sucesso. No simples culto de evangelismo do domingo à tarde ou na campanha para ofertas missionárias encontramos tantas estratégias quanto às utilizadas nas guerras por conquistas de territórios no mundo medieval ou mesmo nas guerras mundiais.

Parece lorota, mas com um pouquinho de atenção percebemos em nossa era igrejas extremamente estrategistas, e isso não é errado... é a melhor forma de se alcançar objetivos.

Dá pra começar com uma frase que move muitas de minhas ações: “Se você não tem estratégia, você faz parte da estratégia de alguém”. É isso, ou não é? Estratégia é um termo utilizado em abundância na administração, e mesmo na literatura mais simples da área percebe-se com facilidade a presença da palavra junto com as ações adequadas que a empresa executaria para concretizar um objetivo.

Vamos partir para um pensamento aproximado do que vem a ser o real conceito da palavra “estratégia”, pois como afirma Hambrick (1983), a estratégia é um conceito multidimensional e situacional e isso dificulta uma definição de consenso. Mas segundo afirma Thietart (1984) Estratégia é o conjunto de decisões e ações relativas à escolha dos meios e à articulação de recursos com vista a atingir um objetivo. No caso de uma igreja, surgem as questões: Quais decisões e ações?  Quais são os meios e recursos? Qual é o objetivo.

Bom, todo mundo sabe que o objetivo principal da igreja é “ganhar almas” ou seja alcançar pessoas que estão fora dos padrões da vida cristã, conquistá-las, fidelizá-las e assim formá-las como colaboradores para que façam o mesmo. É mais ou menos isso que uma empresa procura fazer com um cliente, com uma diferença, no caso da igreja o público alvo torna-se imediatamente o próprio colaborador da organização. E para alcançar o seu objetivo principal a igreja vai se utilizar de diversos meios e recursos e vinculados a estes diversas ações são executadas.

O programa de TV e rádio da igreja, o site da igreja na internet ou a página no facebook, a campanha para as ofertas de missões, o cartão “bonitinho” do dízimo, os panfletos para evangelismo e os cultos ao ar livre, o festival de talentos, o acampamento com os jovens... tudo é estratégico. E mais, todas as decisões tomadas pelo seu pastor são decisões estratégicas.

O culto de domingo não será diferente, você irá enxergá-lo diferente. Colabore, estrategicamente para que sua igreja cresça.

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